No mês de maio começou a realização de um sonho. O sonho meu e de minha parceira Érica Cavour de ajudar cada um a ser o heroi de sua própria história. Este sonho se chama “Odisseia”.
O projeto nasceu do desejo de colocar nossa experiência profissional e nossa própria jornada heróica a serviço da carreira de todos.
O primeiro passo foi uma palestra gratuita no dia 16/5, aqui no Bees. 40 pessoas prestigiaram o evento, batendo o recorde de ocupação do espaço (isto causou o rápido esgotamento de cadeiras, o que não acontecerá nas próximas vezes!).
Começamos estabelecendo nossos objetivos para a noite: provocar excelentes respostas a partir de boas perguntas. Ou seja, estimular uma reflexão estruturada sobre para onde cada um quer caminhar.
E a primeira delas é sobre os desafios de escolher o próprio caminho… Afinal, uma definição de heroi é “quem está disposto a enfrentar sacrifícios por um propósito maior”. Não é fácil, mas vale à pena.
Para provar este ponto, contamos um pouco de nossa própria trajetória: Érica teve um caminho diletante, incluindo duas faculdades, vivência no exterior e vários experimentos profissionais. Até encontrar sua vocação em ajudar a construção de melhores relações e praticá-la como terapeuta sistêmica com formação em Psicologia Formativa. Hoje atua no seu consultório e através da Roda de Mães e Temas & Metas.
Eu tive um caminho mais linear: faculdade, trainee e carreira de executiva em multinacionais. Trabalhei na Souza Cruz e na Johnson & Johnson por quinze anos. Em 2009, estava baseada em São Paulo com o marido e filhos pequenos e vivendo uma situação de profundo desequilíbrio emocional. Foi quando escolhi mudar de vida, voltando para o Rio, adotando a vida pedestre e iniciando o blog Viver Mais Simples. Hoje sou Organizadora de Ideias na Nutshell Estratégia, e sócia no Comida para Viagem.
Depois de nossa história, era hora de todos porem as mãos na massa, para refletir sobre o próprio caminho.
Primeiro fizemos um exercício baseado no Postcard Project de Chris Guillebeau. Neste exercício, propomos duas perguntas: “O que você quer da vida?” e “O que só você pode fazer pelos outros?”. A esta altura, começaram as contribuições. E chegamos juntos á conclusão que são perguntas bem difíceis, porém cruciais. Alguns já haviam começado a se perguntar coisas parecidas. Outros perceberam que ainda estavam totalmente no escuro…
Para ajudar a clarear as ideias, fizemos um novo exercício. Mais seis perguntas para organizar os pensamentos:
Para a primeira pergunta:
- O que você faria pelo resto da vida, feliz?
- Quem mais te apoiaria?
- Que valores são mais importantes para você?
E para a segunda:
- O que as pessoas mais te pedem?
- O que elas são mais gratas por você fazer?
- Que memória te ajuda a enfrentar os dias difíceis?
O debate ficou mais animado. As respostas surpreenderam muitos. Principalmente a falta delas, em alguns casos…
Ficou claro que, sem refletir, não há como ir na direção certa. Afinal, aprendi com o Marcos Rezende que o cérebro é como um táxi: se não dissermos para onde ele vai, ele não sai do lugar…
Outro ponto discutido foi o risco de viver os sonhos dos outros (empregadores, pais, amigos, cônjuges) quando não sabemos qual é o nosso próprio sonho…
Para resumir o conteúdo da palestra, fizemos uma seleção de aprendizados, que deixamos aqui:
- Ser feliz dá trabalho
- Se você não viver seu sonho, viverá o de outra pessoa
- Prepare-se
- Aceite ajuda
- Identifique suas ferramentas
- Use-as
- Permita-se experiências
- Não tema os erros
- Trabalhe colaborativamente
- Sirva
A apresentação está disponível para todos na internet. Em breve faremos outras rodadas em outros lugares.
Agradecemos ao Cadú, Taíssa e Monique pelo apoio. Um belo exemplo de coworking!
Para finalizar: mesmo com um pouco mais de autoconhecimento, ainda é um desafio enorme escolher e traçar sua jornada de heroi. Por isso criamos os workshops Repensando a Carreira onde trabalharemos em maior profundidade os mapas de cada um, com a força da colaboração em grupo.
O primeiro workshop começou segunda-feira, 30/5 e outros vêm por aí. O próximo será no Leblon, a partir de 28/5.
Até breve e boa sorte com sua jornada de heroi!