Páginas

18/08/2011

Cultivando oportunidades

Escrevi um conto no Concurso "Eu Amo Escrever". Estava meio insegura do texto, mas tomei coragem e fui adiante.
O resultado? Uma repercussão incrível nos grupos mais diversos que frequento na vida real e virtual.
Fiquei com vontade de compartilhar os aprendizados desta história:

1) Ouça quem conhece você
Entrei no concurso porque duas amigas me enviaram a mesma mensagem: este concurso é a a sua cara. Afinal reunia dois conceitos que me são muuito caros: o prazer da expressão pelas palavras e a importância de viver bem.

2) Enfrente seu medo
Deixei para em cima da hora, antes de saber que o prazo final seria estendido. Pensei que o texto estava curto, mas fui adiante e postei assim mesmo!

3) Seja você
Não tinha tempo para inventar uma história totalmente nova. Portanto escolhi fazer uma autobiografia em forma de conto, narrando minha jornada pelo caminho próprio.
Como tudo que está escrito veio direto do coração e da vida real, ecoou em outros corações, com angústias e trajetórias em comum comigo.

Preciso de mais de 1000 votos para ir para a próxima fase. Mas não importa. Se ficar por aqui, já ganhei muito: a certeza de que escrever é meu caminho e posso seguir nele, com medo e coragem.

Lição do dia: quem não arrisca, não petisca...

Se você quiser conhecer o texto: Clique aqui.



11/08/2011

O Caminho de Heroi de Buzz Lightyear

A soma de acaso e curadoria de amigos sempre é oportunidade para um presente inesperado.
Assim esbarrei  com uma série de vídeos brincando com as histórias da Disney. Cortesia do talentoso Nick Bertke.
O vídeo abaixo me pareceu uma incrível metáfora do caminho do heroi,  neste caso, o heroi Buzz Lightyear...

Vejam só!


Não seria o caminho de Buzz  semelhante a todos os caminhos de heroi? Inclusive o nosso...
Olhando em detalhe o filme acima, tudo indica que sim:

"Not a flying toy"
No começo, Buzz está confuso, por descobrir que não tem todos os poderes que imaginava.
Sente dor. Perde  pedaços... Tenta voar seguidamente. Fracassa seguidamente...
Um confronto doloroso com suas crenças anteriores.  Traz muita tristeza, frustração e sentimento de impotência...
Quem já não se sentiu assim com a sua vida cotidiana, quando estamos descrentes de nosso potencial ou vivendo uma vida que não parece fazer sentido?

You've got the wings... You glow in the dark. You talk. YOU ARE A BUZZ LIGHTYEAR!!
O Woody funciona como um "mentor".  Ele é quem convida Buzz a enxergar suas habilidades (seus super-poderes) e, o mais importante, resgatar a sua real identidade.
A partir daí, o clipe de Pogo nos mostra uma sequência da trilha de descoberta de Buzz, para reencontrar seu verdadeiro eu possível.
São tantas camadas de escolhas feitas, caminhar por onde era esperado ou mais "fácil". Mas sob tudo isso, ainda somos nós. Puros e essenciais, com todas as marcas e aprendizados da jornada. Ímpares, mais inteiros.

All right, guys. This is enough, STICK OUT!
Após praticar um pouco o caminho do heroi, Buzz começa a sentir-se energizado e pronto para um passo maior. Um voo mais alto. Apoiado por seus companheiros do quarto de Andy, ele se prepara...
Notem como a expressão muda. O olhar é mais confiante.
Depois de pequenos experimentos de uma nova vida (uma nova atividade, um trabalho paralelo, um voluntariado...) fica mais fácil percebermos se esta é realmente a nossa praia. Também fica mais claro se somos bons no que estamos fazendo ou não, a partir do impacto de nossas ações nos outros e o retorno que eles nos dão.

Are you coming?
Companheiros de jornada, já calejados por suas próprias prisões e aventuras, convidam Buzz para unir-se a eles nesta nova estrada...
Assim é em qualquer jornada de heroi. Os Jedi para Luke Skywalker; os ratinhos da Cinderela; a Ordem do Anel para Frodo... Encontrar a sua turma pode ser a diferença entre desistir e continuar.
Onde? Em todo o lugar. Eu encontrei os meus entre ex-colegas de trabalho, locais de coworking, eventos de empreendedorismo. Mas também indicados por amigos e até por acaso...


This isn't flying. This is FALLING WITH STYLE!
Buzz realiza o seu pleno potencial, mesmo que não saiba voar.  É o voar de sua forma única, na sua possibilidade.
Notem a voz empolgada, a nova vibração.
Viver um caminho próprio permite este nível de energia. Esta felicidade profunda de estar fazendo o seu melhor e vivendo isto da forma mais prazerosa possível.

Possível, porque é claro que o caminho de heroi tem percalços e é muito duro. Afinal, o heroi é "um indivíduo disposto a sacrifícios por um propósito maior".


E aí, vamos voar?

02/08/2011

O que é o Odisseia?



Hoje em dia, há infinitas possibilidades de realização pessoal: advogado ou designer de videogames?  Mestrado ou empresa? Concurso público ou empreendimento próprio? Negócio virtual ou real? Começar uma família agora ou depois? Economia criativa ou Indústria?
Para uns, chegou o último ano da faculdade e a pressão é mais forte do que nunca. Como evitar a tentação da primeira oportunidade que aparecer, mesmo não sendo bem o que se sonhou?
Para outros, a carreira já começou, mas não satisfaz.   As primeiras escolhas precisam ser revistas:  vontade de mudar de rumo, trabalhar menos, estudar,  começar uma família...
Crédito: Simxer Fernandes
objetivo do Odisseia é trazer ferramentas práticas para direcionar esta  busca, organizando ideias e criando espaço para a discussão com quem compartilha das mesmas dúvidas.

Duas profissionais que vivem seus próprios sonhos facilitarão a jornada.  Usando colaboração, exercícios práticos, atividades dinâmicas e muita criatividade, chegaremos ao mapa de seu caminho de herói, construindo um guia concreto para uma vida recompensadora e coerente com seus valores e desejos.
As Facilitadoras
Érica Cavour é terapeuta sistêmico-formativa, especialista em Psicologia Formativa e Terapia Familiar Sistêmica. Foi supervisora da Núcleo Pesquisas, Rio de Janeiro, por cinco anos. Cocriou os projetos de desenvolvimento pessoal  Temas e Metas e Roda de Mães. Atua coordenando grupos e atendendo indivíduos , casais e famílias em seu consultório privado.
Leticia Carneiro é organizadora de ideias, consultora, escritora e fez a Formação para Coaches do Instituto EcoSocial. Trabalhou por quinze anos em multinacionais com planejamento estratégico.  É publicitária formada na UFRJ, com MBA em Administração pela COPPEAD.  Criou o blog vivermaissimples.com e é sócia-fundadora da Argo, na área de branding pessoal e de marcas.

Juntas criaram o Odisseia, um projeto dedicado a ajudar pessoas e organizações a serem heróis de sua própria história.

Crédito: Simxer Fernandes