Em resumo: excelente conteúdo prático para quem está buscando um caminho próprio, especialmente na criação de um negócio.
O ponto alto é a simplicidade de suas considerações e do pragmatismo que permeia tudo o que compartilha.
Em outras palavras, nada ali requer muito dinheiro, cursos ou soluções mirabolantes.
Fé em si mesmo, boas intenções e muito bom senso fazem a mágica. Ah, claro. Errar ajuda bastante.
Derek está longe de ser um escritor de teorias. Ele iniciou um negócio (CD Baby) que foi mais tarde vendido por 22 milhões de doláres. Um negócio que ele fez com suas próprias mãos, por um bom tempo. E muito sem querer, diga-se de passagem.
Também gostei de como ele aborda três dos meus conceitos favoritos sobre como fazer negócios, fartamente ilustrados por sua própria experiência:
1) Começar enxuto e pequeno
2) Os benefícios de começar sem muito dinheiro e investidores
3) As vantagens de não ter plano de negócio
Meus trechos favoritos:
1) No "yes". Either "HELL YEAH" or "no"
Derek (como eu) só acredita em negócios que realmente reflitam os sonhos do empreendedor (e também o desejo de servir o cliente). Portanto o critério sugerido por ele para avaliar um novo projeto é simples: Se não for algo que faça seu coração palpitar, diga não.
O sucesso é inevitável se você estiver comprometido com o que está fazendo (se o que você tiver valor para as pessoas, claro...).
2) Ideas are just a multiplier of execution.
A explicação é muito intuitiva. Ele dá um peso para ideias e multiplica pela execução. A melhor ideia, sem execução, vale USD20...
AWFUL IDEA = -1
WEAK IDEA = 1
SO-SO IDEA = 5
GOOD IDEA = 10
GREAT IDEA = 15
BRILLIANT IDEA = 20
WEAK IDEA = 1
SO-SO IDEA = 5
GOOD IDEA = 10
GREAT IDEA = 15
BRILLIANT IDEA = 20
NO EXECUTION = $1
WEAK EXECUTION = $1000
SO-SO EXECUTION = $10,000
GOOD EXECUTION = $100,000
GREAT EXECUTION = $1,000,000
BRILLIANT EXECUTION = $10,000,000
WEAK EXECUTION = $1000
SO-SO EXECUTION = $10,000
GOOD EXECUTION = $100,000
GREAT EXECUTION = $1,000,000
BRILLIANT EXECUTION = $10,000,000
Há uma diferença dramática entre fazer e pensar. Fazer significar errar, acertar, aprender. Progredir.
Por isso concordo muito com o conceito de Derek. Faça ideias acontecerem, mesmo que ainda imperfeitas.
3)Care about your customers more than you care about yourselfAcredito na força de um trabalho a serviço do outro. Mais do que filosofia, é a maneira mais robusta de conquistar uma audiência fiel em tempos de concorrência feroz e mudanças velozes.
Chris Guillebeau já falava disso no seu "Art of Non Conformity". Dê sua contribuição única ao mundo, com interesse genuíno em seu público. Esta verdade trará retorno.
4) My 3.3 million mistake.
É a tal história (lenda urbana?) do executivo que cometeu um erro milionário e foi pedir demissão ao chefe. Que respondeu: "Nem pensar. Este foi o treinamento mais caro que você já recebeu e eu quero que a empresa se beneficie dele".
É muito difícil assumir erros. Especialmente erros crassos, envolvendo grandes perdas emocionais e financeiras. Mas compartilhar erros pode ajudar muitos outros a perderem o medo de tentar. E também a aprender com os erros dos outros, na medida do possível.
5)You make your perfect world
Depositar sua realização pessoal nas mãos dos outros é uma grande aposta na frustração. "Se eu tivesse mais dinheiro... ". "Se eu tivesse mais sorte...". "Se meu chefe, meu pai, minha esposa, eu fosse diferente...". Perguntas que trazem material para adiar o fazer, o sonhar e o ser dono do seu caminho.
Derek fala como seu negócio de distribuição de música independente foi criado para atender a um anseio que ele tinha para si e para o mundo. Ao tomar o desafio para si, ele ascendeu a um novo nível de carreira e contribuição para o mundo.
Difícil demais, porém sem dúvida o melhor caminho para viver uma vida inteira.
Leitura imperdível para quem está empreendendo seu sonho ou apenas buscando inspiração para deixar um legado com algum sentido no mundo.