Páginas

14/12/2012

Histórias Odisseyers: Renata Bonora


Muitos Odisseyers chegam a nós com inquietudes que parecem vir apenas do trabalho... Para descobrir que é o sistema completo que precisa se requilibrar: a famosa integração pessoa física com pessoa jurídica.
Alinhar vida pessoal com vida profissional.
Renata é um belo exemplo disso... Chegou com perguntas sobre seu posicionamento profissional e saiu  com a vontade renovada de ter seu filho...
E teve. O Gabriel chegou este ano, um pouco mais de 9 meses desde o workshop onde Renata fez sua descoberta!
Ela mesmo conta a experiência de realizar um sonho de bom tamanho:

"Em 2011 tive a oportunidade de participar de um Odisseia muito especial, onde conheci três mulheres incríveis. Sem contar as orientadoras, Letícia e Érica, pessoas fáceis de nos apaixonarmos no primeiro instante de tão generosas que são. Afinal, era um domingo de sol e elas lá...firmes e fortes para nos ajudar.

Minha missão ao terminar o Odisseia foi me cuidar para poder ter a tranquilidade e a saúde para engravidar. Pois bem, em outubro do mesmo ano, apenas 2 meses após estar tentando, engravidei do Gabriel. Para quem já é mãe sabe como é difícil descrever o que estou sentindo...é tanto amor, tanto medo, tanta euforia, tanto futuro....que nem sei! 

Quando olho para este pequeno ser, tão indefeso, mas tão amado, fico pensando que quero ser pelo menos metade da mãe que minha mãe foi para mim. Quero dar a ele todo amor e segurança de um lar harmonioso, que meu marido e eu estamos construindo há 5 anos. E gostaria muito, que ele crescesse um homem justo, equilibrado, generoso e altruísta. Mas isso, só o tempo dirá e, se eu fizer meu papel direitinho, aprendendo com ele sempre, tenho certeza que ele se tornará este ser maravilhoso que sei que ele já é.

Quanto aos meus cartões (*), acho que o da alimentação segui direitinho, pois tirei nota 10 do meu obstetra por ter engordado o suficiente e ter me alimentado bem para que o Gabriel nascesse forte e saudável.

Amigas, obrigada por tudo e sucesso em novas Odisseéias por aí.

Beijos,
Renata S Bonora"

* Renata está falando das ïlhas" Odisseia: pequenas tarefas que o grupo formula conosco para atravessar o mar revolto em busca de seu sonho de bom tamanho!

09/11/2012

Histórias Odisseyers: Monique Azevedo e Vítor Pellegrino


Já havíamos falado um pouquinho do Vítor e da Monique ao contar a história do Fred...

É que eles também estão numa jornada em Berlim, reinventando a trajetória pessoal+profissional!

Este casal heróico participou do Workshop "Repensando a Carreira" de estreia, em maio de 2011.

No meio do processo, Vítor se desligou da Petrobrás, uma decisão que já estava ponderando antes do workshop.  Alguns meses mais tarde, Monique pediu exoneração de uma emprego público que lhe trazia muito sofrimento.  E nos avisou, numa emocionante mensagem.

Muita coisa mudou desde então, como eles mesmos contam para nós:

Primeiro, o Vítor:

"Sobre o último ano, você não faz ideia de como as coisas mudaram! Depois que deixei a Petrobrás, trabalhei naquela empresa de NY até o final do ano, (...) daí resolvi sair da empresa e buscar outras coisas. Long story short, tive uma experiência fantástica em São Paulo e estamos eu e Monique de mudança. Só que para um pouco mais longe, vamos para Berlin! :)

Fiz algumas entrevistas bem legais e acabei sendo contratado pela SoundCloud. Como já tinhamos essa viagem agendada a um tempão pra Buenos Aires, acabou sendo uma oportunidade para curtir a família toda antes da mudança. Quarta-feira dia 1 de agosto estamos embarcando rumo a Berlin para mais uma parte da nossa Odisséia. :)"

Depois, Monique:
"Neste momento de misto de tristeza por deixar a família e os amigos e a expectativa com a vida nova, lembrei exatamente da Letícia dizendo que seguir a carreira dos sonhos dá trabalho...
Não dei um adeus, mas um "até logo" para tudo e todos que conheço.
Quando perguntam ao Vitor "O que é que vc vai fazer lá?", a sua primeira resposta é "trabalhar".
A minha é "vou descobrir um mundo novo".
Beijos a vcs, Odisseiers, que nos mostraram que a cada fitinha se construía uma rabiola."

Temos acompanhados as aventuras de Vítor e Monique, tudo indica que a experiência está sendo desfrutada com vontade!

É uma honra testemunhar a caminhada de Monique, Vítor e todos vocês.  Continuamos aqui, torcendo por boas aventuras e portos tranquilos.

27/09/2012

Histórias Odisseyers: Frederico Groth


Fred é da última turma do Odisseia, em 19/6  deste ano. Uma das "ilhas" do seu mapa era investigar um emprego na Alemanha. Um dos mais difíceis! Só que ele levou tão a sério o seu mapa que zarpou para a Alemanha em 2/8!  O mais curioso? Um dia antes, Vítor e Monique, da primeira turma Odisseia, foram de mala e cuia buscar sua Ítaca em Berlim! Será que rola um encontro de heróis?

Enquanto isso, vamos ouvir um pouco do Frederico:

Como você está se sentindo?

Muito bem, entusiasmado, confiante, e certo do caminho que estou traçando.


Quais são seus planos e expectativas?

Meu plano é basicamente me mandar para Alemanha em busca de uma experiência profissional, além de todos os outros ganhos que essa grande mudança pode me trazer.  Minha maior expectativa é não criar expectativas. Apenas espero manter o meu foco e estar em movimento, de olho nas múltiplas oportunidades que possam vir a sugir.  As coisas irão aparecer no momento certo. Será um grande aprendizado!


Você cumpriu algum cartão do seu mapa-caderno??  

Sim! Na verdade, cumpri apenas um cartão, porém, o suficiente: "Prospectar emprego na Alemanha"  E lá vamos nós...


Um parágrafo curtinho e uma foto, para animar os outros!!

Odisseia acelerou o meu processo, e me fez enxergar com mais nitidez o caminho a ser traçado. Botei o primeiro pé na água, e agora vou atrás do meu barco! Recomendo o mesmo para todos, e vamos em frente que navegar é preciso!


Desejamos bons ventos nesta jornada! E vocês, como estão os sonhos de bom tamanho?

30/07/2012

Histórias Odisseyers: Helena Palla

Chamamos aqueles que passaram pelo Workshop "Repensando a Carreira" de Odisseyers. São pessoas em busca de rever seus caminhos e encontrar mais realização na jornada.
Para honrar sua coragem e resiliência, publicaremos periodicamente suas histórias neste espaço.

Para inaugurar esta série, Helena Palla.  Helena fez a Jornada "Repensando a Carreira" em  agosto de 2011, em São Paulo, junto com três outros heróis.
De lá para cá, abriu uma nova empresa, a Indigo, onde reafirmou seu amor por Pesquisa de Mercado.
Helena conta para nós como foi:
Helena na Jornada Odisseia

"Já fazia um tempo que eu andava insatisfeita com a vida corporativa... até chegar ao ponto que achei que teria de mudar de área, pois o que eu fazia já não me motivava mais. Foram muitos momentos de angústia, com a dúvida crucial pairando: “o que eu vou fazer agora?”.
 Daí, por movimentos da vida que só os seres superiores explicam, acabei virando freelancer e não demorou para eu descobrir que eu ainda amava (e muito) pesquisa de mercado! Eu apenas tinha me afastado tanto dela, executando atividades burocráticas da vida corporativa, que havia me esquecido do que eu realmente gostava de fazer: me envolver com os “problemas” dos outros, ouvir  e conversar com pessoas e pensar, oferecer soluções a estes “problemas”... e assim, segui mais tranquila por quase dois anos. 
Até que o bichinho do “quero mais” me picou novamente e o próximo passo envolveria ter minha própria empresa de pesquisa. Após algumas conversas com amigos e reflexões pessoais, tudo ficou mais claro e começou a tomar forma quando participei de uma Odisseia em agosto de 2011. Em setembro retomei alguns contatos com possíveis parceiros, fui atrás de pessoas que gostaria de ter por perto nesta jornada e em outubro, eu e meus 3 sócios começamos o planejamento do modelo de negócio e da empresa que queríamos construir. Em novembro ela ganhou um nome e em dezembro parimos a INDIGO Inteligência de Mercado, um bebê que é a nossa cara! Hoje ela começa a engatinhar mas desde o princípio tem me deixado muito feliz.
Escolhi duas fotos que tirei numa viagem fiz por Amsterdam e Paris em setembro de 2011 para representar essa história. A primeira representa como me sentia na vida corporativa.
Imagem: Helena Palla
 A segunda  me lembra uma imagem que usei numa colagem que fiz na Odisseia – a imagem era de uma pessoa nadando livremente entre peixes no fundo do mar e por sugestão das facilitadoras e heroínas Leticia e Erica desenhei um “aquário” em volta, para dar um pouco de forma a esta liberdade toda."
Imagem: Helena Palla
Obrigada, Helena! Torcemos para a Indigo desbravar muitos mares e para você fazer muitas fotos da jornada!