A soma de acaso e curadoria de amigos sempre é oportunidade para um presente inesperado.
Assim esbarrei com uma série de vídeos brincando com as histórias da Disney. Cortesia do talentoso Nick Bertke.
O vídeo abaixo me pareceu uma incrível metáfora do caminho do heroi, neste caso, o heroi Buzz Lightyear...
Vejam só!
Não seria o caminho de Buzz semelhante a todos os caminhos de heroi? Inclusive o nosso...
Olhando em detalhe o filme acima, tudo indica que sim:
"Not a flying toy"
No começo, Buzz está confuso, por descobrir que não tem todos os poderes que imaginava.
Sente dor. Perde pedaços... Tenta voar seguidamente. Fracassa seguidamente...
Um confronto doloroso com suas crenças anteriores. Traz muita tristeza, frustração e sentimento de impotência...
Quem já não se sentiu assim com a sua vida cotidiana, quando estamos descrentes de nosso potencial ou vivendo uma vida que não parece fazer sentido?
You've got the wings... You glow in the dark. You talk. YOU ARE A BUZZ LIGHTYEAR!!
O Woody funciona como um "mentor". Ele é quem convida Buzz a enxergar suas habilidades (seus super-poderes) e, o mais importante, resgatar a sua real identidade.
A partir daí, o clipe de Pogo nos mostra uma sequência da trilha de descoberta de Buzz, para reencontrar seu verdadeiro eu possível.
São tantas camadas de escolhas feitas, caminhar por onde era esperado ou mais "fácil". Mas sob tudo isso, ainda somos nós. Puros e essenciais, com todas as marcas e aprendizados da jornada. Ímpares, mais inteiros.
All right, guys. This is enough, STICK OUT!
Após praticar um pouco o caminho do heroi, Buzz começa a sentir-se energizado e pronto para um passo maior. Um voo mais alto. Apoiado por seus companheiros do quarto de Andy, ele se prepara...
Notem como a expressão muda. O olhar é mais confiante.
Depois de pequenos experimentos de uma nova vida (uma nova atividade, um trabalho paralelo, um voluntariado...) fica mais fácil percebermos se esta é realmente a nossa praia. Também fica mais claro se somos bons no que estamos fazendo ou não, a partir do impacto de nossas ações nos outros e o retorno que eles nos dão.
Are you coming?
Companheiros de jornada, já calejados por suas próprias prisões e aventuras, convidam Buzz para unir-se a eles nesta nova estrada...
Assim é em qualquer jornada de heroi. Os Jedi para Luke Skywalker; os ratinhos da Cinderela; a Ordem do Anel para Frodo... Encontrar a sua turma pode ser a diferença entre desistir e continuar.
Onde? Em todo o lugar. Eu encontrei os meus entre ex-colegas de trabalho, locais de coworking, eventos de empreendedorismo. Mas também indicados por amigos e até por acaso...
This isn't flying. This is FALLING WITH STYLE!
Buzz realiza o seu pleno potencial, mesmo que não saiba voar. É o voar de sua forma única, na sua possibilidade.
Notem a voz empolgada, a nova vibração.
Viver um caminho próprio permite este nível de energia. Esta felicidade profunda de estar fazendo o seu melhor e vivendo isto da forma mais prazerosa possível.
Possível, porque é claro que o caminho de heroi tem percalços e é muito duro. Afinal, o heroi é "um indivíduo disposto a sacrifícios por um propósito maior".
E aí, vamos voar?